Confira novidades e notícias
Para os profissionais da área contábil o cronograma das datas do eSocial é um dos principais lembretes. Sendo que todo ano sempre vem mudanças, consequentemente algumas tornam-se obrigatórias. Fique de olho para não perder o prazo!
Para quem não sabe, o eSocial é a parte mais complicada e extensa do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que recebe as obrigações acessórias através das declarações. Logo abaixo listamos alguns desses documentos que o eSocial recebe:
* Folha de pagamento;
*Guia da Previdência Social (GPS)
*Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
*Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF);
*Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), entre outros.
Você sabia que as empresas foram separadas em quatro grupos, sendo que em cada grupo se dá o processo mínimo de seis etapas. O início desse processo começou em janeiro de 2018 e irá até janeiro de 2021. E se você quer saber como estão divididos esses grupos e algumas de suas respectivas datas em seguida iremos te explicar.
As empresas que estão inclusas no grupo 1, são as que obtiveram um lucro acima de R$ 78 milhões no ano de 2016. Em julho de 2019, terá o envio dos eventos de segurança e de saúde do trabalhador, já em agosto de 2019 a substituição da GRF e GRRF pela DCTFWeb para fins de FGTS.
Já no grupo 2 são as empresas que obtiveram um lucro igual ou menor que R$ 78 milhões no ano de 2016, e que optaram pelo Simples Nacional. Para esse grupo, no mês de agosto de 2019 ocorrerá a substituição da GRF e GRRF para fins de FGTS, e em janeiro de 2020 a entrega dos dados de segurança e saúde do trabalhador.
No grupo 3 estão os grupos de empregadores de pessoa física e empresas optantes pelo Simples Nacional, produtores rurais pessoa física e entidades sem fins lucrativos. As datas para esse grupo é que dia 10 de julho de 2019 é o prazo para a folha de pagamento, em outubro de 2019 a substituição da GFIP para fins de recolhimento de contribuições previdenciárias e FGTS e em julho de 2020 o prazo para entrega dos dados de segurança e saúde do trabalhador.
No grupo 4 estão os órgãos públicos e organizações internacionais. Especificamente nesse grupo, no ano de 2019 não há nenhuma novidade implantada, porém em janeiro de 2020 há a entrega dos cadastros do empregador das tabelas, já para os dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas, a folha de pagamento e a substituição da GFIP para recolhimento de contribuições previdenciárias está em aberto para definir a data no ano de 2020. E por fim em janeiro de 2021 a entrega dos dados de segurança e saúde do trabalhador.
Se sua empresa anda com dúvidas ou dificuldades quanto ao eSocial e seus prazos de entrega, entre em contato conosco que iremos tirar todas as suas dúvidas.